UM POUCO DE HISTÓRIA:

A fotografia analógica foi inventada no início do século XIX e sempre dependeu de um processo químico para captar imagens em uma película. Já a fotografia digital, por sua vez, veio tempos depois, na década de 1950, com os primeiros testes bem-sucedidos.
Somente a partir do final dos anos 90, 110 anos após o início da produção de câmeras analógicas e quase 50 das primeiras digitais, é que as máquinas "sem filme" tornaram-se ainda mais populares.
Com a evolução das câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex), surgiu a primeira geração comercial de fotos 360º, mas ainda de qualidade questionável e com a necessidade de mão de obra altamente especializada para sua execução. O processo era unir diversas imagens sequencias, em panorâmica, e editar uma montagem final. E, tudo isso com uma grande demanda de tempo e custos elevados.
Com o advento das câmeras GOPRO e seus diversos recursos, existiu um imenso salto de qualidade e simplicidade na obtenção das imagens, mas ainda distante de uma experiência real de imersão e que dispensava um trabalho pesado de edição.




O PRESENTE E O FUTURO:

Imagine o inacreditável que foi, há 30/40 anos, a criação de uma máquina em que se colocava uma folha de papel e essa imagem era transmitida para o outro lado do planeta.
Hoje, os aparelhos de FAX estão praticamente extintos, mas a revolução que a tecnologia "pré-internet" iniciou tem a mesma magnitude que a popularização da tecnologia 3DSCAN vai trazer.
O que a MATTERPORT produz é uma nova tecnologia, única e tão revolucionária quanto foi o surgimento e a popularização do FAX e, mais recentemente, da revolução digital do "wifi" e dos smartphones.
Os espaços são mapeados tridimensionalmente e os dados, obtidos em dimensões de profundidade entre paredes e objetos, criam uma malha poligonal precisa dos espaços que comporão a arquitetura do tour virtual.
A tecnologia única e inovadora da MATTERPORT, que a CF3D Scan utiliza, vai muito além do "captar imagens", proporcionando um resultado sensorial totalmente distinto e desruptivo do que a simples sequência de imagens coladas dos tradicionais 360º.

O que Fazemos

MAQUETE VIRTUAL

Este é um dos principais diferenciais de nossa tecnologia. O modo "maquete virtual (doll house)" permite o acesso a cada andar separadamente gerando uma compreensão de como diferentes níveis de planta se encaixam - ao mesmo tempo em que oferece um ângulo de visão sem as paredes externas. As imagens podem ser giradas, reduzidas e ampliadas proporcionando aos 'visitantes' um tour único e incomparável.


PLANTA BAIXA

A ferramenta Matterport tambem cria planos de piso esquemáticos em 2D a partir do seu SCAN. Por mais que nossas experiências imersivas impactem, as plantas tradicionais em preto e branco ainda são usadas para marketing on-line e off-line, bem como um complemento útil para novos proprietários e potenciais compradores.


NUVEM DE PONTOS

Geramos aos nossos clientes de arquitetura, engenharia e construção o registo de nuvem de pontos de todos os ambientes escaneados. Colorizados com base em imagens digitais e com perda de precisão máxima de 1% da realidade. Entregamos arquivos de nuvem de pontos colorida (.XYZ) e arquivo de malha 3D (.OBJ) compatíveis para importação em programas de 3D.


PLANO DE PISO E TETO

Através da captura de fotografias digitais 2D e dados 3D, a MATTERPORT produz um modelo virtual completo de uma obra real – permitindo uma rápida visualização de cima para baixo do local de trabalho e tudo dentro dele. Para medições e planejamento de layout, acesso às estruturas de ventilação, fiação encanamento estrutura elétrica isolamentos e tudo mais.


TOUR EM VR

A realidade virtual (VR) saiu da ficção cientifica e cada vez mais está presente em nosso cotidiano. Sendo a MATTERPORT o que existe de mais moderno em TOUR VIRTUAIS, é natural que a opção em VR também esteja contemplada em nosso pacote de serviços – tendo excelente funcionalidade seja através do mais avançado "VR device" ou um simples Google Cardboard.


TAGs - IMAGENS, TEXTOS, VIDEOS E LINKS

É possível incorporar aos espaços "tags" que transformam os tours praticamente em hubs de multimídia! Podemos adicionar descrições por escrito, incorporar imagens, vídeos e links externos. Isso transforma seu material em uma ferramenta poderosa para comunicação com os clientes em potencial.


TOUR IMERSIVO EM 3D

A tecnologia MATTERPORT é considerada a evolução do 360º simplesmente por permitir ao 'visitante' a experiência de uma imersão real no ambiente virtual. Muito além de uma visão panorâmica dos ambientes nossos tours permitem uma interação imersiva em 3D totalmente inovadora, desruptiva e única no mercado.


Multiplas Plataformas

O acesso é simples – podendo o usuário utilizar qualquer PC (pelas setas do teclado ou mouse) ou por tablets/smartphones pelo simples deslizar sobre a tela. Seja através de links que podem ser enviados por whatsapp, e-mail ou mensagem ou diretamente integralizado a um site, landpage ou midia social.


INTEGRAÇÃO COM GEO-APLICATIVOS

Através de uma parceria global, os tours MATTERPORT são totalmente integralizados com os aplicativos de geo localização google (Google Street View, Google Maps, Google Earth, Google My Business). Direto da pesquisa do "buscador", o usuário pode ENTRAR e VISITAR o espaço do tour.


VIDEOS PARA MIDIAS SOCIAIS

A CF3Dscan também disponibiliza vídeos para diversas aplicações – inclusive para inserção em mídias sociais (instagram, facebook etc). Podem ser entregues 'brutos' para o próprio cliente trabalhar nas edições desejadas ou já acabados em formato final.


IMAGENS 2D EM HD, PHOTOSPHERES OU 360º

A câmera da MATTERPORT digitaliza dados espaciais de alta definição que fazem parte da composição dos SCAN3D. Assim é simples "extrair" imagens - sejam em 2D, photosphere (panorâmicas) ou 360º - que podem ser utilizadas nos próprios tours ou de forma independente - facilmente postadas nas páginas da web e em redes sociais que permitam o formato.


AS BUILT (BIM)

O modelo AS BUILT (BIM) tem como objetivo facilitar a construção e manutenção de projetos AEC. As ferramentas mais conhecidas de coleta de dados espaciais são os lazers terrestres de precisão – de varredura milimétrica mas com custos que muitas vezes inviabilizam sua utilização. Em casos onde a demanda seja por arquivos mais leves – sem a necessidade de especificações tão justas, MATTERPORT é a ferramenta ideal.





Imobiliário:

Poucos setores são mais beneficiados por nossa tecnologia do que o imobiliário. Aos interessados na compra ou aluguel é uma grande comodidade, para as imobiliárias é um diferencial de qualidade de atendimento e, para os proprietários, uma poderosa ferramenta de aceleração de negócios. Acreditamos que no futuro este seja o padrão de trabalho para o "real estate" em todo o mundo.
Um possível comprador ou inquilino pode planejar o espaço para suas necessidades sem a obrigação de múltiplas visitas! Ganha-se tempo pois é possível conhecer virtual e imersivamente dezenas de imóveis – dentro da própria imobiliária ou no conforto de seu próprio local - para só então decidir quais serão visitados presencialmente.
Aos corretores, os tours virtuais estão disponíveis 24 hs, 7 dias por semana! Sem necessidade de conciliar a presença de proprietários, problemas com chaves ou portaria e reduzindo o numero de deslocamentos.
Para os proprietários, quando a opção é desmobilizar o patrimônio a velocidade do negocio é fundamental pois as taxas habituais (impostos, manutenção, limpeza, custos financeiros) tornam-se custos que aumentam progressivamente! Estudos do setor demonstram que "tours de qualidade" aceleram em até 60% a velocidade dos negócios!
Comparativamente, investir em ferramentas que municiem o marketing inovador e disruptivo é um poderoso aliado, pois os tours tradicionais, de fotos 2D ou mesmo 360º – mesmos sendo de alta qualidade – não alcançam a experiência da imersão em 3D ou VR geradas por até 200 pontos de vista que a ferramenta MATTERPORT da CF3D Scan propicia.




Hotelaria & Gastronomia:

Estudos apontaram que a confiança na pesquisa pela internet e seu poder de tomada de decisão estão diretamente relacionados à quantidade e fidedignidade das informações disponíveis. Utilizando a ferramenta da CF3D Scan você oferece a seus visitantes virtuais uma experiência imersiva, tridimensional e viva de suas instalações e serviços.
Em nossos Tours virtuais é possível agregar marcadores (TAGS) com informações adicionais - como fotos 360 da vista das janelas, detalhes dos espaços e demonstração em vídeo de serviços extras. No caso de bares e restaurantes, as TAGS podem conter descrição (texto e fotos) dos principais itens do cardápio, vídeos testemunhais de outros clientes e até links para resenhas de críticos gastronômicos.
Na modalidade de 'maquete virtual' pode-se ter a percepção exata das dimensões das acomodações e a posição do quarto escolhido - ou da mesa reservada - em referencia a toda planta do estabelecimento gerando mais conforto e segurança nas reservas dos clientes.




Comércio:

Pouco tempo atrás, as velhas pastas pretas de mostruário foram substituídas por equipamentos digitais de penúltima geração. Penúltima porque atualmente o que existe de mais moderno e impactante é a possibilidade de seu cliente "entrar" e interagir em seu mostruário!
De produtos de decoração e vestuário até concessionarias de barcos, carros ou motos, um tour virtual CF3D Scan é um formato inovador, original e diferenciado no mercado.
Na opção de vendas online, ao tour virtual pode-se agregar "tags" contendo vídeos, imagens, textos explicativos e links externos, o que aumenta o tempo de permanência na página, facilita aos clientes a tomada de decisões e potencializa ainda mais a força de vendas.




AEC(D) – Arquitetura, Engenharia, Construção & Decoração:

Nossa ferramenta inova o acompanhamento de construção on-line - aprimorando a comunicação e a visualização colaborativa da equipe. Os modelos virtuais 3D gerados pela CF3Dscan permitem que toda a equipe avalie e analise o andamento eliminando desvios e/ou conflitos no local do projeto.
Através do MatterPak ™ Bundle - permitimos também aos nossos clientes importar recursos para utilizar em outros programas 3D. A saber:
NUVENS DE PONTOS COLORIDOS
Registro de nuvem de pontos totalmente automático de todas as varreduras - coloridas com base nas imagens panorâmicas de 360º e com precisão de 1% da realidade. Abre no AutoCAD, no ReCap ou no Revit iniciando com facilidade nos projetos criados.
IMAGEM DE PLANTA BAIXA DE ALTA RESOLUÇÃO
Visualização de cima para baixo da área de trabalho. Usando no AutoCAD como um elemento de rastreamento (ou abra no Maya, 3ds Max ou em outros softwares 3D). A planta é uma opção de visão ortogonal única da malha 3D, permitindo suas próprias visualizações (fatias) da malha 3D manipulando o arquivo OBJ.
IMAGEM DE PLANO DE TETO REFLETIDA
O mesmo que as plantas de alta resolução, mas uma visão vertical rápida da área do teto. Veja os poços de ventilação, fiação, encanamento, isolamento e muito mais.
ARQUIVO OBJ
A tecnologia Matterport combina dados de profundidade 3D com dados visuais 2D para criar uma malha 3D texturizada que é o arquivo OBJ. Para abrir, recomendamos o Maya, o 3D Studio Max ou o Meshlab. Para o Maya, você pode precisar converter o OBJ em um arquivo FBX. Se você preferir o Google Sketchup, precisará de um plug-in para importar objetos OBJ. Nossos arquivos OBJ têm uma escala de 1 unidade = 1 metro. Talvez seja necessário atualizar a escala em seu software 3D para escolher uma escala diferente ou dimensionar o modelo após o carregamento. (Um arquivo OBJ não é necessário para a maioria dos usuários. Desenvolvedores em 3D e entusiastas de RV podem usar o arquivo OBJ para iniciar seus projetos com um modelo 3D de um lugar real)




Intangíveis (Saúde, Ensino, Coworking e Fitness):

Instituições de Ensino, Coworking, Clubes, Academias, Estética e Beleza, Clinicas, e Saúde em geral.
Num seguimento onde o objeto do trabalho não está diretamente relacionado ao ambiente mas o "ver o espaço" pode ser determinante na escolha do cliente, a possibilidade do acesso imediato a uma "visita" ao espaço é fundamental.
A fatídica pergunta "Posso antes conhecer o local?", torna-se obsoleta quando nos deparamos com uma tecnologia que nos permite emitir uma outra resposta, como: "Faremos ainda melhor, que é proporcionar um tour completo pelo nosso espaço, sem a necessidade de investir seu tempo e deslocamento para isso. Você prefere em 3D oi realidade virtual?..."




CULTURA, CERIMONIAL & EVENTOS:

Imagine poder eliminar "múltiplas vistorias" de um ou diversos integrantes da equipe para o planejamento de exposições e eventos. Com o registro e mapeamento em 3D do espaço é possível estudar o local, tomar medidas e idealizar projetos virtualmente.
Com o evento montado, decoração finalizada, um SCAN 3D MATTERPORT CF3Dscan permite um registro muito mais vivo do que as fotos ou filmes tradicionais! Seja para portfolio, ou registro documental, conseguimos uma memoria interativa e acessível a um click do computador ou 'touch' do tablet/celular.

Escaneamento digital de ambientes em 360°

Nao é somente captura e montagem de imagens